Coluna de autorIa do Dr. Evangelista Torquato publicada no Jornal Diário do Nordeste no dia 28/10/2007.

Um dos encontros mais emocionantes da minha vida.
No segundo dia do Congresso Americano de Reprodução ocorrido entre 13 e 17 de outubro tive a oportunidade e o privilégio de conhecer o Prof. Robert Edwards.

Não estava apenas diante do diretor da Bourn Hall Clinic, nem do editor chefe da revista RBM online, estava diante do homem responsável pelo nascimento do primeiro bebê de proveta do mundo. Confesso que me emocionei. Falou-nos que já havia tentado quase uma centena de vezes até o sucesso final. Estava ali diante dos meus olhos o homem que mudou o destino de milhões de pessoas na terra, o homem que inundou lares de alegria e esperança, o homem responsável por infinitos sorrisos.

Eu estava ali diante do homem que inundou a minha casa de alegria, mudou o meu destino e é o responsável pelo meu sorriso.

Obrigado meu bom e querido homem. Sua missão aqui na terra está cumprida!

Mil desculpas a minha leitora, paciente e amiga.
Recebi este e-mail quando ainda estava nos EUA e, de lá, teria que escrever a próxima coluna, mas simplesmente não deu, mesmo que tenha insistentemente tentado. Desculpe-me!

“Parabéns!!!! A cada domingo fico ansiosa esperando saber qual será o tema abordado e a cada edição fico cada vez mais admirada e orgulhosa em tê-lo como médico e Amigo. Dia 18/10 é seu dia, e que Deus abençoe você e todos os que fazem a Bios, com a qual tornam sonhos realidade.”

Entrevista em uma rádio local

Fui, recentemente, entrevistado pelo jornalista Evaristo Macedo na rádio CBN, no último sábado, sobre o ponto gravidez múltipla. Ao vivo, um paciente meu pregou-me esta peça. Vejam o que ele disse:

“Bom dia Evaristo, Evaristo olhe você está com uma pessoa hoje ai que é uma referência internacional e eu sei que aqui em Fortaleza centenas de pais, centenas de mães têm o Dr. Evangelista como uma pessoa divina, um excelente profissional, uma pessoa humana incomum, tá entendendo? Eu queria mandar um abraço e queria dar o meu testemunho, pois faço isto em todo lugar que estou, ele sabe quem é, e eu agradeço muito o Dr. Evangelista por tudo que ele fez, mas ele tem um defeito, torce Fortaleza.Mas o resto…”

Pelo amor de Deus, meu bom e querido amigo Josias, eu tenho pressão alta. Brincadeiras à parte, muitíssimo obrigado, de coração. Infelizmente, no próximo ano, nós vamos nos separar pois eu vou para a série A.

E o Congresso…
Foi bom. Realmente nos encaminhamos para buscar a transferência de apenas um embrião. Creio que agora de uma maneira mais científica. Estão céleres as pesquisas que mostram que no meio de cultura onde fica o embrião pode estar a resposta para tudo isso. E faz sentido isso ! É lá que ele deposita as proteínas que produz e através da análise deste líquido poderá ser possível descobrir o embrião que tem o maior potencial de implantação.

Ainda não esta disponível comercialmente, mas em reservada conversa com o Prof. Sakkas, ele apontou que até o próximo ano estará sendo comercializado. Dentre as outras novidades, cresce a quantidade de trabalhos científicos mostrando a enorme importância de escolher o melhor óvulo para o melhor espermatozóide. E neste ponto, estamos felizmente muito bem situado.

Tecnologias como Polaraide, ICSI GUARD, ICSI de alta magnificação, todas dentro o armamentário da BIOS estão cada vez mais sendo utilizadas.O terceiro e interessante ponto a ressaltar é quanto a maneira de induzir a ovulação. Direcionamos-nos para induzir com uma menor quantidade de hormônios e, provavelmente, esta abordagem poderá trazer melhores resultados. Até a próxima! Tenham todos uma boa semana! Fiquem com Deus.

Continuamos no próximo Domingo. Boa semana a todos. Fiquem com Deus!
evangelistatorquato@gmail.com

Este artigo foi escrito pelo Dr. Evangelista Torquato, Diretor de Tecnologia do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS.