Especialista em realizar sonhos

Sobre a coleta dos óvulos

1. Quanto tempo dura a coleta?

Dependendo do número de folículos presentes, o tempo pode variar de 15 a 20 minutos. Você deve estar presente ao centro de FIV com no 30 minutos de antecedência.
2. A coleta é um procedimento indolor?

É realizada através de punção ovariana com agulha guiada por ultrassonografia transvaginal. A paciente é submetida a uma sedação anestésica. Então um espéculo é posicionado na vagina e ambos, vagina e colo uterino, são lavados com soro fisiológico. Os folículos são penetrados pela agulha sob visão ultrassonográfica, e aplica-se leve sucção para drenar o líquido folicular. Este líquido é examinado via microscopia pelo biólogo que informará aos médicos da equipe sobre a presença de óvulos. A duração total do procedimento é influenciada pelo número total de folículos, sendo em média de 15 a 20 minutos. Por ser realizada sob sedação anestésica, a coleta de óvulos é completamente indolor para o paciente.

3. Como me sentirei após a coleta?

Geralmente as pacientes se queixam de sonolência, pelo efeito anestésico residual. Eventualmente pode haver certo desconforto abdominal. O retorno às atividades dependerá do conforto e disposição de cada paciente individualmente. Normalmente, orientamos que no dia da coleta você fique em repouso e no dia seguinte pode exercer suas atividades , mas de forma leve.
4. Quando o meu parceiro irá fazer a coleta da amostra do sêmen?

No dia da coleta de óvulos, os embriologistas irão informar ao seu marido o momento certo para a coleta do sêmen.
Em nossa clínica dispomos de quartos reservados e adequados para o procedimento.

5. Todo folículo contém um óvulo?

Não. Na verdade, algumas vezes em que o estradiol está muito alto é difícil ver todos os folículos, de tal maneira que podemos obter mais óvulos na coleta do que o número de folículos vistos ao ultra-som. Infelizmente, quando o estradiol está baixo e apenas um ou dois folículos estão presentes ao ultra-som, pode não haver óvulos nos folículos. Isto é chamado síndrome do folículo vazio. Nós lhe avisaremos previamente à coleta se há um pequeno número de folículos presentes ao ultra-som no dia da administração do hCG. Em geral, a eficiência da punção ovariana é de 60 a 70/5, ou seja, se tivermos 10 foliculos acima de 16 mm, esperamos em torno de 6 a 7 óvulos.
6. Existem riscos na punção?

O risco é mínimo, mas o ovário por ser perfurado pode ficar sangrando mesmo após a punção ter acabado e em raros casos temos que fazer uma laparoscopia para parar este sangramento. Isto ocorre em menos de 1% dos casos.
7. Eu preciso fazer jejum antes da coleta?

Sim, é fundamental que você faça jejum de pelo menos 8 horas. Não pode ingerir líquidos nem sólidos.
8. Como deverei ir para a coleta dos óvulos?

Você entrara em um ambiente de extrema pureza, então você não pode ir com nenhum contaminantes como perfumes, desodorantes, cremes corporais, hímel, gloss, batons, delineador, base etc. Não leve nenhum objeto de valor. Vá em jejum!