Coluna de autoria do Dr. Evangelista Torquato publicada no Jornal Diário do Nordeste no dia 14/10/2007.

No último dia 02 de outubro de 2007, mais precisamente às 9:30, Vitória completou 8 anos de idade. O ano era 1999. Completava-se ali um sonho de alguns médicos quase adolescentes. Nascia a primeira criança através de fertilização “in vitro”, no qual todo o processo tinha sido feito exclusivamente em terras alencarinas. Tempos difíceis aqueles.

O conhecimento era guardado abaixo de sete chaves. Tivemos que buscá-lo fora dos limites nacionais. Fomos até a figura do Prof. Cesare Aragona, Professor da Universidade de Roma e que havia por lá conseguido também este feito inédito.

Tivemos inúmeras dificuldades na época; desde as ligadas ao aspecto financeiro até outras que nos aconselhavam a desistir. Lembro-me que quando estive em um dos Hospitais para pedir que, em suas dependências, deixasse a nossa estrutura ser instalada, o meu colega, proprietário do estabelecimento, não apenas me deu um não, como ficou mais de uma hora a falar que aquilo era uma loucura, que não daria certo, que devíamos desistir! Quanto mais ele falava, mais eu mentalizava: vai dar certo, nós vamos conseguir, o nosso sonho será realizado.

Fomos conseguir apoio com o Dr. Salustiano Pessoa, proprietário do Hospital São Lucas. Passados 9 anos, conseguimos tornar a fertilização “in vitro” um tratamento rotineiro, fazemos mais de 300 ciclos/ano e temos uma das estruturas mais bem equipadas de todo o País.

Parabéns Tulius, Fábio Macedo, Eugênio e ao Prof. Cesare Aragona. Parabéns também para os embriologistas Francesco Morgia e Francisco Linhares. Parabéns para o Dr. Salustiano Pessoa e para o anestesiologista Dr. Rogean Nunes. Esta foi a equipe vencedora. Mas os meus parabéns mesmo vai para a linda garotinha, Vitória Santos.

Recordar é viver…


Aí estou eu realizando a primeira cesariana de bebê de proveta com o Dr. Eliezer Arraes, hoje, atual diretor do Hosp. César Cals.


Primeiro encontro de Vitória, com sua mãe, nos braços do Dr. João Borges em seu primeiro atendimento, que era Diretor do Hosp. César Cals na época.

 

Nessa foto, a maior parte da equipe que realizou o sonho da mãe Sheila Sousa.

E quem é esta linda menina?

 

Vitória como costumeiramente faz, foi ao meu consultório para eu lhe dar os parabéns. Resolvi pedi a ela, desta vez, que se descrevesse e me enviasse por e-mail. Vou fazer esta surpresa para ela. O e-mail foi este abaixo:

“Me chamo Vitória Sousa. Nasci no dia 02 de outubro de 1999. Tenho 8 anos. Gosto muito de estudar e minha tia diz que sou muito inteligente. Estou na segunda série. Minha escola se chama Meu Futuro Mestre. A minha cor preferida é a cor rosa. Gosto de brincar com minhas amigas e adoro a Barbie. Minha amiga preferida é a Débora e o meu amigo preferido é o Guilherme. Não reclamo de nada da vida. Quando meus amigos me perguntam como me fizeram, eu digo que fui feita em um tubinho mas acho que eles não entendem muito. Sou muito vaidosa e uso brilho quando vou para a escola. Adoro pizza e chocolate. Também gosto de tomar banho de piscina e do parque de diversões, de preferência o pula-pula.”

Absolutamente fantástico!
Na festa de inauguração da BIOS, terminei o meu discurso com a frase de Wladimir Ilich Ulianov Lênin – “Sonhos… acredite neles ”. Tudo, absolutamente tudo, valeu a pena!

Continuamos no próximo Domingo. Boa semana a todos. Fiquem com Deus!

evangelistatorquato@gmail.com
Este artigo foi escrito pelo Dr. Evangelista Torquato, Diretor de Tecnologia do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS.