Especialista em realizar sonhos

O que é que tem a ver obesidade masculina com infertilidade?


Homens com sobrepeso ou obesos, tal e qual as mulheres com esta característica, têm uma menor chance de se tornarem pais, de acordo com uma comparação de qualidade do esperma apresentado no último congresso europeu de reprodução humana, que aconteceu em Estocolmo.

Foi o maior trabalho já apresentado em número de pacientes analisados no que diz respeito à obesidade masculina e infertilidade, os médicos analisaram amostras de esperma de 1.940 homens e compararam-as com sêmen de doador com peso normal.

A referência utilizada foi o índice de massa corporal (IMC), uma medida da gordura corporal entre os adultos. Uma bobagem para medir. Querem ver: pega aí teu peso e divide pela tua altura ao quadrado. Este número tem que ser menor que 25. Passou disso começa a complicar, passar de 35 é PÉSSIMO! Nos termos do presente, peso normal é definido como um IMC de 18,5-25; excesso de peso como a obesidade como 25-30 e 30 ou mais.

Quanto maior for seu peso, quanto mais sofrerá a qualidade do seu sêmen.

“Excesso de peso provoca uma alteração nas características do esperma, provavelmente como resultado de distúrbio hormonal, o que resulta em menor número, motilidade e vitalidade”, disse Paul Cohen-Bacrie, diretor científico em Eylau-UNILABS em Paris, parte de um suíço-rede de laboratórios com base em 12 países europeus.

Vou traduzir melhor esta colocação aí: o seu tecido gorduroso tem um aparato que aumenta a produção de hormônio feminino. Então quanto mais gordura, mais hormônio feminino no seu corpo e este desequilíbrio hormonal desfavorece a produção de um bom espermatozóide.

A pesquisa constatou que a contagem de espermatozóides era 10% menor entre os homens acima do peso, e por 20% entre os homens obesos, comparado com os seus homólogos de peso normal.

Então, meus amigos, que estão na luta pelo sonho da paternidade, façam sua parte. Mas atenção: Perdas exageradas de peso, de forma rápida, abrupta NÃO É SAUDÁVEL… pois isto pode deixá-lo desnutrido. Perda de peso deve ser lenta e gradual, com qualidade! Um profissional que pode ajudá-los nesta é um nutricionista e um personal trainer. Portanto para resumir os conselhos são esses: quer engravidar? Tenha um bom índice de massa corporal e para perder peso faça de forma saudável.

evangelistatorquato@gmail.com